Folha de Caravelas

Agricultura familiar fortalece produção de cafés especiais na Bahia

Celebrado em 14 de abril, o Dia Mundial do Café ganha um sabor especial na Bahia, estado que se consolida como líder na produção do grão no Nordeste e o quarto maior produtor do Brasil. A previsão de safra para 2025 é de 265.920 toneladas, o equivalente a 4,4 milhões de sacas, o que representa 8,2% da produção nacional, de acordo com o IBGE.

O território baiano abriga três polos de cultivo – cerrado, planalto e atlântico – que favorecem a produção dos grãos Arábica e Conilon, tipos que se destacam pela qualidade e diversidade de sabores. A Bahia é o quarto maior produtor de Arábica e o terceiro de Conilon no país, fornecendo desde cafés especiais até blends robustos utilizados por grandes marcas.

Entre os municípios de maior destaque na produção estão Itamaraju, Prado, Barra da Estiva, Porto Seguro, Itabela e Vitória da Conquista. Com aproximadamente 133 mil hectares dedicados ao cultivo, o estado também se sobressai pela agricultura familiar, responsável por mais de 40 variedades certificadas com selo de qualidade.

O secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, celebrou os avanços do setor. “Nossos produtores têm investido em qualidade e inovação, colocando a Bahia em posição de destaque no cenário nacional e internacional”, afirmou. A excelência dos grãos baianos já rendeu premiações nacionais e internacionais, confirmando o potencial do estado como referência na cafeicultura brasileira.

Compartilhar nas redes sociais

Leia mais

NOTICIA (7)
Optimized by JPEGmini 3.13.3
954288_db8344dddc2e40e9bd0848ddc066a9b9~mv2
NOTICIA (20)
pessoas-correndo
NOTICIA (22)
escola
NOTICIA (7)
NOTICIA (9)
NOTICIA (81)
NOTICIA (39)
HN7HTFSEJQ6RN7FPM43UP3T4UQ
NOTICIA (9)
NETO-02