Folha de Caravelas

Presidente defende aumento do PIB e salário mínimo acima da inflação até 2026

Durante agenda em Resende (RJ), nesta terça-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a proposta de congelamento do salário mínimo como forma de conter a inflação. A sugestão, feita recentemente por um ex-presidente do Banco Central, foi rebatida pelo petista durante entrevista à CNN.

“Não necessariamente o aumento dos juros vai corresponder à inflação. Recentemente alguém falou que seria necessário congelar o salário mínimo. Não acho que isso seja saída pra nada”, declarou Lula, sem citar nomes. Ele reafirmou o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal e social, destacando que a inflação elevada é um fenômeno global, agravado pela insegurança geopolítica.

O presidente também afirmou que o governo estuda alternativas para reduzir o custo de vida da população, com foco no aumento da produção de alimentos, a fim de baratear itens essenciais da cesta básica.

Lula criticou ainda setores que consideram o salário mínimo atual elevado. “Tem quem, na hora de pagar um salário mínimo, acha que é muito alto. Mil reais não é alto, nem mil e quinhentos”, afirmou.

Atualmente, o salário mínimo está fixado em R$ 1.518. A proposta do governo para 2026 prevê um novo reajuste, podendo chegar a R$ 1.630, com aumento real de até 2,5%, de acordo com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). A política de valorização do salário mínimo segue como uma das prioridades do governo.

Compartilhar nas redes sociais

Leia mais

NOTICIA (7)
Optimized by JPEGmini 3.13.3
954288_db8344dddc2e40e9bd0848ddc066a9b9~mv2
NOTICIA (20)
pessoas-correndo
NOTICIA (22)
escola
NOTICIA (7)
NOTICIA (9)
NOTICIA (81)
NOTICIA (39)
HN7HTFSEJQ6RN7FPM43UP3T4UQ
NOTICIA (9)
NETO-02